O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse esta quarta-feira que não é tempo de considerar as negociações para salvar o acordo nuclear de 2015 com o Irão como fracassadas, apesar do pouco progresso feito nos últimos meses.
Joe Biden acrescentou que existe “unidade” entre os Estados Unidos e o resto das potências que negociam com o Irão, designadamente Rússia, China, Alemanha, França e Reino Unido.
O Irão está a negociar em Viena com os cinco países, e indiretamente com os Estados Unidos, para salvar o acordo de 2015, que limitou o programa nuclear iraniano em troca do levantamento das sanções dos EUA.
Em 2018, o antecessor de Biden, Donald Trump, retirou os Estados Unidos do pacto e impôs novas sanções a Teerão, que respondeu no ano seguinte rompendo os limites impostos ao seu programa atómico ao acumular mais urânio do que o acordado.
O objetivo das negociações em curso é que os EUA regressem ao pacto e que o Irão o cumpra novamente de forma integral, razão pela qual deseja o levantamento das sanções.
SAIBA MAIS