Um jornalista britânico, Dom Phillips, está desaparecido há alguns dias, depois de ter recebido ameaças. O guia indígena que o acompanhava também desapareceu. Dom Phillips ia entrevistar uma equipa de vigilância indígena.
O jornalista, que é correspondente do The Guardian no Brasil, foi visto com o guia pela última vez no fim-de-semana, numa área remota da Amazónia brasileira chamada Vale do Javari.
De acordo com a União dos Povos Indígenas do Vale do Javari, desapareceram no trajeto entre a comunidade ribeirinha São Rafael e a cidade de Atalaia do Norte, no Vale do Javari, no estado brasileiro do Amazonas, a região com maior concentração de povos isolados do mundo.
O jornalista e o guia iam conhecer uma equipa de vigilância indígena para o jornalista conhecer o local e fazer entrevistas a indígenas que vivem na área, atacada por mineradores ilegais, madeireiros e invasores.
Terão recebido ameaças pelo trabalho contra os invasores.
As autoridades brasileiras abriram uma investigação criminal ao desaparecimento. A polícia falou com pelo menos quatro pessoas que acreditam estar entre as últimas a terem visto o jornalista e o guia.
Nas buscas, além dos meios humanos, estão a ser utilizados, pelo menos, um helicóptero, dois barcos e uma moto aquática.