Mundo

Lágrimas e alegria: bebé entregue a soldado no aeroporto de Cabul já está com familiares

Em agosto de 2021, milhares de afegãos tentaram abandonar o país depois da chegada dos talibãs. Entre eles, estavam os pais de Sohail Ahmadi, o bebé que foi entregue a um soldado norte-americano às portas do aeroporto. Meses depois, a criança foi encontrada e está já com os avós.

Lágrimas e alegria: bebé entregue a soldado no aeroporto de Cabul já está com familiares

A fotografia que mostra um afegão a entregar o bebé a um soldado norte-americano, no aeroporto de Cabul, correu mundo. Meses depois da capital ter sido tomada pelos talibãs e de milhares de afegãos terem fugido, o bebé foi encontrado e está agora com familiares.

Chama-se Sohail Ahmadi e tinha apenas dois meses quando os seus pais e irmãos foram forçados a fugir do país onde nasceu. Nesse dia, o caos estava instalado na entrada para o aeroporto: Mirza Ali Ahmadi e a mulher Suraya temeram que o bebé fosse esmagado pela multidão e, num ato de desespero, entregaram o pequeno Sohail a um soldado que pensavam ser norte-americano. A família apenas conseguiu entrar no aeroporto cerca de meia hora depois, mas, nessa altura, já não conseguiram encontrar o bebé.

Perante o desespero dos pais em procurar a criança, oficiais disseram-lhes que havia a possibilidade de o bebé já tivesse embarcado e que a reunião iria acontecer depois. Ahamadi e a mulher chegaram aos Estados Unidos e ficaram alojados numa base militar do Texas. Mas o reencontro não aconteceu e, durante meses, nada souberam sobre o paradeiro do filho, conta a Reuters.

O filho que uma família tanto quis

Enquanto os pais de Sohail tentavam entrar no aeroporto, Hamid Safi, taxista na cidade de Cabul, chegava ao aeroporto para deixar a família do seu irmão, que fugia também do Afeganistão. O taxista encontrou o bebé sozinho, no chão e a chorar. Pegou nele e, depois de tentar encontrar os pais da criança, decidiu adotá-lo como filho.

Safi e a mulher têm três filhas, mas o casal sonhava em ter um descendente homem. Sohail – que passou a chamar-se Mohammad Abed – integrou esta nova família durante meses. Foi através de uma fotografia partilhada nas redes sociais – onde apareciam as quatro crianças – que se descobriu o paradeiro do bebé: vizinhos de Safi, que tinham visto o taxista a trazer um bebé do aeroporto, e reconheceram a fotografia de Sohail.

O reencontro com os familiares

Quando descobriu o paradeiro do filho, Mirza Ali Ahmadi pediu ao sogro, Mohammad Qasem Razawi, que vive numa província no nordeste do Afeganistão, para procurar Safi e pedir-lhe que entregasse Sohail. A família de Safi ficou devastada por perder o mais recente membro.

O avô, que também se comoveu com despedida, agradeceu por terem salvo o seu neto e assegurou-lhes que, como eram ainda novos, “Alá ia dar-lhes um filho homem – não um, mas vários“. A milhares de quilómetros de distância, os pais do bebé assistiram por vídeochamada à reunião do bebé com a sua família.

Uma vez com a família, o próximo passo é fazer com que o bebé chegue aos Estados Unidos. O avô admite que a reunião do Sohail com o pai, a mãe e os irmãos – que vivem no Michigan – é o seu principal objetivo.