O logo utilizado pela marca russa “Vkusno & Tochka”, a companhia de restaurantes que substitui a marca norte-americano McDonald’s, é muito semelhante à imagem utilizada por uma empresa portuguesa – a Matosmix, uma companhia de produção de rações.
Um círculo e duas riscas oblíquas em cor-de-laranja de um lado, um pingo e duas riscas oblíquas do outro. Apesar de algumas diferenças, as semelhanças entre os dois logotipos são evidentes.
A acusação de “roubo” circula nas redes sociais, tendo sido também identificada pela Nexta, um meio de comunicação social da Europa de leste que tem vindo a cobrir a guerra.
The logo of “Vkusno & tochka” (“Tasty and on point”), which now operates in #Russia instead of #McDonalds, was stolen from #Matosmix, a #Portuguese company that produces animal feed. pic.twitter.com/5ZPGF3qEhe
— NEXTA (@nexta_tv) June 13, 2022
Contatada pela SIC Notícias, a Matosmix considera que se trata de “uma infeliz coincidência” e sublinha que a empresa “não gosta de estar associada à Rússia”, principalmente tendo em conta a situação de guerra que se vive na Ucrânia.
Mais informam que o logo da Matosmix está registado em Portugal, mas não a nível mundial. A lei que regula as patentes tem por base uma validade territorial.
“A informação que temos do departamento jurídico é que não podemos avançar com nada porque não temos o logo registado mundial”, acrescenta.
Saiba mais:
- McDonald’s na Rússia abre com novo nome e com novo proprietário
- Bahkmut alvo de novos ataques russos na última noite
- Amnistia Internacional acusa Rússia de cometer crimes de guerra em Kharkiv
- Mariupol sob domínio russo: porto reabriu apenas com rotas para Rússia
- Tropas ucranianas expulsas do centro da cidade de Severodonetsk
- Dia da Rússia marcado por celebrações e protestos contra a guerra na Ucrânia
- Putin no Dia da Rússia: “É importante para o país que as pessoas estejam unidas”