Médio Oriente

Drone israelita cai no quartel-general da missão da ONU no Líbano

O incidente ocorre depois de, no início do mês, drones israelitas terem lançado quatro granadas perto de elementos da missão de paz da ONU no sul do Líbano, no que os 'capacetes azuis' classificaram como "um dos ataques mais graves" contra as suas forças desde o cessar-fogo de novembro passado.

Drone israelita cai no quartel-general da missão da ONU no Líbano

A missão de paz da ONU no Líbano (FINUL) denunciou hoje a queda de um drone israelita no seu quartel-general em Naqoura, no sul do país, sem causar vítimas ou danos materiais.

"'Capacetes azuis' com experiência na neutralização de engenhos explosivos garantiram de imediato a segurança do aparelho e neutralizaram-no. Determinou-se que o drone não estava armado, mas estava equipado com uma câmara", explicou a porta-voz da missão, Kandice Ardiel, na rede social X.

A responsável alertou que qualquer aeronave israelita que sobrevoe o sul do Líbano viola não só a soberania libanesa, mas também a resolução 1701 do Conselho de Segurança da ONU, que pôs fim à guerra de 2006 e serve de base ao atual cessar-fogo.


"A FINUL leva com a máxima seriedade qualquer interferência ou ameaça contra o seu pessoal, instalações ou operações e vai protestar formalmente contra esta ação", acrescentou Ardiel, sublinhando que o aparelho "caiu sozinho" no quartel-general.

O incidente ocorre depois de, no início do mês, drones israelitas terem lançado quatro granadas perto de elementos da missão no sul do Líbano, no que os 'capacetes azuis' classificaram como "um dos ataques mais graves" contra as suas forças desde o cessar-fogo de novembro passado.

A FINUL, composta por cerca de 10.000 militares e comandada por Itália, terminará em dezembro de 2026, depois de o Conselho de Segurança ter decidido renovar o mandato uma última vez, em resultado de pressões dos Estados Unidos e de Israel para a retirada da força do Líbano.