Mundo

Chefe da diplomacia angolana vai para Barcelona acompanhar situação clínica de José Eduardo dos Santos 

Ordem foi dada pelo Presidente João Lourenço.

Chefe da diplomacia angolana vai para Barcelona acompanhar situação clínica de José Eduardo dos Santos 

A SIC sabe que devido ao agravamento do estado de saúde de José Eduardo dos Santos, o ministro das Relações Exteriores angolano, Téte António, vai com a máxima urgência para Barcelona. 

A decisão foi dada pelo Presidente da República de Angola, João Lourenço. O ministro vai acompanhar de perto o evoluir da situação clínica de José Eduardo dos Santos. 

O ex-Presidente de Angola continua internado numa clínica em Barcelona, mas o Expresso sabe que a situação complicou-se nas últimas 24 horas e de forma “irreversível”.

“Está nas últimas”. Foi desta forma que uma fonte do gabinete de José Eduardo dos Santos, que está em contacto com a clínica em Barcelona, qualificou a evolução do estado de saúde do ex-presidente de Angola.

Os resultados dos exames de tomografia realizados esta segunda-feira dão conta de graves lesões isquémicas no cérebro, que ainda não tinham sido detetadas.

No final da semana passada, o ex-chefe de Estado sofreu uma queda na sua casa na capital catalã, onde vivia desde abril de 2019, e estava deste então internado e em coma induzido na unidade de cuidados intensivos do Centro Médico Teknon, em Barcelona.

José Eduardo dos Santos tem 79 anos e padece de problemas de saúde há vários anos, sendo acompanhado em Barcelona, numa das melhores clínicas do mundo, desde 2006.

Saiba mais