As sanções impostas pela União Europeia à Rússia estão a causar um tumulto económico. O rublo, a moeda russa, nunca valeu tão pouco e há já uma corrida aos multibancos. Em Moscovo, a bolsa não abriu esta segunda-feira. Estão suspensas todas as negociações nos mercados até nova ordem.
O rublo caiu a pique depois de anunciadas as novas sanções económicas a Vladimir Putin. Um rublo vale menos de um cêntimo. Para se ter uma ideia, para comprar algo que custasse apenas um euro, seriam precisos 110 rublos.
Consequência direta? Uma corrida aos multibancos na Rússia.
O receio parece ser generalizado depois da União Europeia ter apertado as sanções. O Banco Central da Rússia, que tem as contas congeladas, já anunciou um aumento das taxas de juro para tentar travar os danos financeiros e proibiu os estrangeiros de venderem títulos russos.
O que terá causado mais problemas terá sido a exclusão dos bancos russos do chamado sistema SWIFT, o mecanismo mais usado para fazer transferências em todo o mundo.
Não foi preciso esperar muito para se começarem a ver as consequências. O Sberbank Europe declarou falência, ou não estivesse diretamente ligado ao irmão russo, o maior banco do país. Os depósitos até 100 mil euros estão, por enquanto, garantidos.
Ao mesmo tempo que tudo acontece, o preço do petróleo voltou a subir.