As autoridades neerlandesas emitem esta sexta-feira um alerta vermelho para todo o oeste do país devido à aproximação da tempestade Eunice, que já provocou cancelamento de voos, paralisação do tráfego ferroviário, encerramento de escolas e centros de vacinação.
Para o resto do país, foi declarado o alerta laranja, com exceção da província de Limburg, na fronteira com a Alemanha e a Bélgica.
As companhias ferroviárias vão paralisar na tarde desta sexta-feira, às 14:00 – horário local (13:00 em Lisboa) -, todo o tráfego de comboios nacional e internacional, embora um horário condicionado já esteja em vigor desde o início desta manhã.
A recomendação nacional é limitar as viagens, incluindo nas estradas, por razões de segurança, uma vez que “há uma grande possibilidade de queda de árvores, o que pode causar situações perigosas”, diz a empresa ferroviária NS num comunicado.
A maioria dos autocarros circulará durante todo o dia, de acordo com as empresas regionais, mas cada rota será analisada para determinar se é segura.
O tráfego aéreo também será afetado pela tempestade e a companhia aérea KLM indica que haverá uma “operação muito limitada” no aeroporto de Schiphol, em Amsterdão, por isso, são esperados cancelamentos e atrasos de voos, tendo sido recomendado aos viajantes que consultem o portal da empresa holandesa antes da partida do seu voo.
O aeroporto de Schiphol já antecipou que haverá centenas de cancelamentos ao longo do dia, incluindo 167 voos suprimidos pela KLM devido à aproximação da tempestade Eunice.
Como a força dos ventos não deve diminuir até à noite desta sexta-feira, muitas escolas optam por encerrar e a maioria dos centros de teste e vacinação contra a covid-19 serão encerrados na tarde desta sexta-feira, de acordo com a televisão pública dos Países Baixos.