Mundo

Presidente da Moldávia cancela conferência de imprensa com Guterres por motivos de saúde

O secretário-geral das Nações Unidas está de visita ao país para agradecer a ajuda aos refugiados ucranianos.

Presidente da Moldávia cancela conferência de imprensa com Guterres por motivos de saúde

A Presidente da Moldávia, Maia Sandu, cancelou, por motivos de saúde, a conferência de imprensa prevista para esta segunda-feira com o secretário-geral da ONU, António Guterres, que está de visita ao país.

“A Presidente da República da Moldávia, Maia Sandu, não poderá participar, por motivos de saúde, nos eventos públicos previstos para hoje”, disse a presidência, incluindo na conferência de imprensa com Guterres, que falará aos meios de comunicação social juntamente com a primeira-ministra moldava, Natalia Gavrilita.

A chefe do Governo da Moldávia e o Presidente do Parlamento, Igor Grosu, depositaram esta segunda-feira flores na chama eterna do memorial militar de Chisinau, para assinalar o 77º. aniversário da vitória soviética sobre a Alemanha nazi.

António Guterres visita a Moldávia para “expressar a sua solidariedade e gratidão pelo pronto apoio à paz e pela generosidade do povo em abrir as suas casas e corações a quase meio milhão de ucranianos” que fugiram da guerra.

A viagem coincide também com o 30º. aniversário da adesão do Estado da Moldávia às Nações Unidas e é uma forma de manifestar apreço pelo seu papel nas operações de manutenção de paz no mundo.

Na próxima terça-feira, Guterres visitará um campo de refugiados construído com o apoio de agências da ONU, onde conversará com alguns desses refugiados ucranianos, a maioria acolhidos por famílias moldavas.

O secretário-geral das Nações Unidas esteve em Moscovo e Kiev na semana passada como parte dos esforços para impedir a guerra e parar a invasão russa da Ucrânia, mas essas visitas só resultaram em três momentos de retirada de 500 civis presos na cidade ucraniana de Mariupol.

Após a passagem por este país, António Guterres viajará para Viena, na próxima quarta-feira, onde realizará várias reuniões sobre alterações climáticas e irá liderar uma reunião com os responsáveis de várias agências da ONU para estudar o progresso dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

SAIBA MAIS