O Presidente angolano, João Lourenço, disse esta terça-feira que a relação com o seu antecessor é “boa” e que a justiça angolana não está a atuar contra a família dos Santos, mas sim contra a corrupção.
“É boa, durante este tempo tivemos vários encontros e quase sempre, quem se deslocou ao encontro com José Eduardo dos Santos fui eu. Eu é que sou o chefe de Estado e fui eu que me desloquei, isso é um sinal mais do que evidente de que as relações são boas“, afirmou João Lourenço.
“(Mas) uma coisa são as minhas relações entre ele e eu, outra coisa é a luta contra a corrupção, que não é contra pessoas, não é contra famílias, é contra quem estiver envolvido nesses casos, aí a justiça angolana andará atras dessas pessoas ou famílias“, complementou.
João Lourenço garantiu que a justiça angolana está a agir a todos os níveis: “não esta só à caça de ministros e ex-ministros, diretores e ex-diretores, a luta contra a corrupção está a cobrir todos os níveis da base até ao topo e quem está a fazer isso são os tribunais”.
Tchizé dos Santos, filha de José Eduardo dos Santos, acusou esta terça-feira, numa mensagem enviada à SIC, os médicos de estarem a negligenciar o pai de forma “propositada” com o objetivo de “antecipar a sua morte”.
Afirmou ainda que estão a “inventar dados” e que mantêm o antigo Presidente “sequestrado”. José Eduardo dos Santos está em coma numa clínica em Barcelona depois de ter sofrido uma queda.
Saiba mais
- “O meu pai está sequestrado”, diz filha de José Eduardo dos Santos
- Exclusivo SIC: filho de José Eduardo dos Santos fala em “esperança” apesar da “situação difícil”
- “Nunca irei permitir que desliguem as máquinas de um pai vivo”, diz filha de José Eduardo dos Santos
- Estado de saúde de José Eduardo dos Santos agravou-se, família reúne-se esta quarta-feira para decisão final