O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, saudou esta noite a vitória do seu país no festival da Eurovisão, associando-a à resistência à invasão russa com a frase “a nossa coragem impressiona o mundo, a nossa música conquista a Europa”.
A frase foi escrita na sua página na rede social Facebook, pouco tempos depois da vitória da Ucrânia no 66.º Festival Eurovisão da Canção, realizado em Turim, Itália.
O vencedor da Eurovisão costuma ser o anfitrião do festival no ano seguinte. Volodymyr Zelensky diz que fará de tudo para que um dia seja possível acolher a Eurovisão em Mariupol, com a cidade reconstruída e livre.
A Organização assume que há desafios únicos para a próxima edição. Ainda não foram anunciadas quaisquer decisões.
Ucrânia vence Eurovisão, Portugal fica em 9.º lugar
A banda ucraniana “Kalush Orchestra”, cuja canção “Stefania” mistura hip-hop e música tradicional, obteve 631 pontos, à frente do britânico Sam Ryder com “Space Man” (466 pontos) e do cantor espanhol Chanel com “Slo Mo” (459 pontos).
Na atuação desta noite, a banda “Kalush Orchestra” pediu ajuda para o seu país bem como para a cidade de Mariupol e para a siderurgia Azovstal, na sequência da invasão russa.
“Por favor ajudem a Ucrânia, por favor ajudem Mariupol, por favor ajudem Azovstal”, disse o líder do sexteto, Olenh Psink, numa mensagem em que apelava à intervenção internacional para ajudar o grupo de soldados barricados na fábrica, o último reduto da resistência ucraniana na cidade portuária.
A canção ucraniana “conquistou os nossos corações”
A presidente da Comissão Europeia deixou uma mensagem de parabéns à Ucrânia pela vitória no Festival Eurovisão da Canção.
Ursula Von der Leyen escreve no Twitter que a canção vencedora “conquistou os nossos corações” acrescentando que o mundo inteiro celebra esta vitória e reafirmou o apoio da União Europeia ao país.
Mais de 2 meses de guerra na Ucrânia
A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já matou mais de três mil civis, segundo a ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.
A ofensiva militar causou a fuga de mais de 13 milhões de pessoas, das quais mais de seis milhões para fora do país, de acordo com os mais recentes dados da ONU.
A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.
Por causa da invasão a Rússia foi excluída do Festival Eurovisão da Canção.