Uma missão conjunta entre as empresas SpaceX e NASA arrancou esta quarta-feira do solo em direção à Estação Espacial Internacional (ISS). O foguetão Falcon 9 e a nave espacial Crew Dragon, ambos da SpaceX, transportam quatro astronautas, inclusive, a primeira mulher negra a realizar uma missão de longa duração e a juntar-se à tripulação da ISS.
Os astronautas da Crew-4 vão realizar mais de 200 experiências científicas em áreas como ciência, tecnologias da saúde e ciência das plantas para prepararem uma exploração abaixo da órbita terrestre, lê-se no site da SpaceX.
Os astronautas norte-americanos, Kjell Lindgren, Bob Hines e Jessica Watkins e a italiana a Samantha Cristoforetti partiram do Centro Espacial Kennedy, na Florida, na madrugada de quarta-feira (hora local) e farão numa viagem de 16 horas.
A astronauta Watkins conduziu uma investigação de pós-graduação sobre mecanismos de colocação de grandes deslizamentos de terras em Marte e na Terra. Trabalhou no “Ames Research Center” da NASA e no “Jet Propulsion Laboratory” da NASA, e foi colaboradora da equipa científica do “Mars Science Laboratory rover” da NASA, “Curiosity”.
Esta missão marca um retorno aos lançamentos tripulados que a empresa de Elon Musk realiza em parceria com a NASA depois da SpaceX concluir a primeira missão totalmente privada à estação espacial.