Salvador Ramos, 18 anos. É esta a identidade do atirador que matou 19 crianças e dois adultos numa escola primária no Texas, Estados Unidos, na terça-feira. Mas, para além do nome e da idade, o que é que já se sabe sobre este jovem?
Estudava na escola secundária da cidade de Ulvade, no Texas, onde levou a cabo o tiroteio. À noite, trabalhava num restaurante de uma cadeia de fast-food. Quem lidava com Salvador descreve-o como “calado”, “tímido” e “pouco social“. Amigos e familiares contam que sofria bullying na escola.
Nas redes sociais, exibia o gosto por armas e chegou a assumir que possuía algumas, que terão sido compradas quando fez 18 anos.
“Ele era calado, não socializava com os outros funcionários e só trabalhava”, conta o seu chefe à CNN. “Era mal-educado às vezes (…) enviava mensagens inapropriadas às raparigas”, conta uma jovem que também trabalhava com Salvador no restaurante.
Santos Valdez Jr, um amigo, revela que nos últimos tempos o comportamento de Salvador foi sofrendo alterações. O jovem conta que, numa das vezes em que se encontraram, o amigo apareceu com arranhões na cara.
“Disse-me que tinha cortado a cara propositadamente com uma faca. Eu disse-lhe ‘és maluco, porque é que farias isso?’ e ele respondeu-me que tinha sido por ‘diversão’”, revela.
De acordo com o Washington Post, outros amigos e familiares de Salvador contam ainda que o jovem sofria de bullying, sendo gozado por ter problemas de fala. Uma prima diz mesmo que Salvador pediu à avó para deixar de ir à escola.
“Ele tornou-se pouco social depois de ter sofrido bullying devido à sua gaguez. Acho que ele já não se sentia confortável na escola”, contou.
Segundo uma vizinha, Salvador vivia com a avó há pouco tempo, depois de ter problemas com a mãe. Uma colega da escola afirma que o jovem terá publicado um vídeo nas redes sociais em que gritava com a mãe, que acusou de o expulsar de casa.
“Ele publicou vídeos no Instagram quando os polícias estavam em sua casa e acusava a mãe de o querer expulsar. Ele gritava e falava de forma muito agressiva com a mãe”, conta a colega.
Salvador Ramos terá baleado a avó antes de levar a cabo o tiroteio na escola primária. Matou 19 crianças e dois adultos e foi abatido pela polícia. É o pior ataque do género nos últimos 10 anos nos EUA.
Saiba mais
- Biden lamenta tragédia na escola do Texas e reabre debate sobre lei do porte de armas nos EUA
- Massacre no Texas: atirador baleou a avó e despistou-se de carro momentos antes de entrar na escola
- “Estou farto”: treinador da NBA emociona-se ao falar do tiroteio no Texas
- Sobe para 21 número de mortos no tiroteio numa escola do Texas