Mundo

Restrições às mulheres multiplicam-se no Afeganistão

O Governo Talibã proíbe mulheres de embarcarem em voos sem guardião masculino.

Restrições às mulheres multiplicam-se no Afeganistão

Os direitos da mulheres têm sido cada vez mais abafados no Afeganistão. O Governo Talibã encarregou-se de proibir que as mulheres afegãs embarquem em voos não acompanhadas por um guardião masculino. A decisão foi tomada após várias afegãs terem tentado embarcar sozinhas.

A medida aplica-se tanto em voos domésticos como internacionais. Trata-se de mais uma restrição aplicada às mulheres. Nos últimos dias, os Talibã anunciaram que espaços públicos, como jardins e parques, em Cabul, não podem ser frequentados por homens e mulheres em simultâneo.

Deste modo, os homens têm o privilégio de frequentarem exclusivamente esses espaços quatro vezes por semana, isto é, de quarta a sábado. Os restantes dias estão reservados apenas para o sexo feminino.

Os Talibã, que estão no poder no Afeganistão desde agosto de 2021, reverteram na quarta-feira a sua decisão de permitir que as raparigas estudassem em escolas do ensino básico e secundário, poucas horas depois do arranque do primeiro dia de aulas após as férias.

SAIBA MAIS