Mundo

Retirados do mercado em França vários chocolates Kinder por casos de salmonela

Mais de 20 casos identificados no país

Retirados do mercado em França vários chocolates Kinder por casos de salmonela

Vários produtos de chocolate da marca Kinder fabricados na Bélgica foram retirados do mercado francês por suspeitas de que possam ter sido o motivo de 21 casos de salmonela identificados no país, oito dos quais exigiram internamento.

A Direção-Geral da Saúde de França explicou esta terça-feira em comunicado que as suas investigações revelaram que os 15 doentes que foram interrogados até agora relataram ter consumido nos dias anteriores à manifestação dos sintomas de intoxicação aqueles produtos da marca Ferrero.

Os produtos em causa são o Kinder Surprise em formato de 20 gramas, o Kinder Schoko-Bons com prazo de validade entre o final de abril e o final de agosto, o Kinder Happy Moment e o Kinder Mix com prazo de validade até final de agosto, em diferentes formatos.

Todos estes chocolates foram feitos na mesma fábrica da Ferrero, na cidade belga de Arlon.

Os casos de salmonela localizados em França e potencialmente ligados ao consumo deste chocolate – reportados em crianças com uma idade média de quatro anos – têm a mesma estirpe responsável por surtos no Reino Unido e na Irlanda, também associados a determinados produtos Kinder, salientou a autoridade de saúde francesa.

Surto de salmonella obrigou também a retirar lote do mercado no Reino Unido

Agência responsável pela proteção da saúde pública britânica afirma que a empresa Ferrero, que detém a produção do ovo Kinder, identificou o problema e, consequentemente, um lote específico de ovos foi retirado das prateleiras dos supermercados.

Pelo menos 57 pessoas ficaram infetadas, a maioria crianças entre os 3 e os 5 anos.

Segundo a imprensa britânica, os chocolates em causa são ovos de 20 gramas e três embalagens de ovos com datas de validade entre 11 de julho e 7 de outubro de 2022.

Posto isto, a autoridade alimentar do país desaconselha o consumo dos ovos de chocolate deste lote.

Os ovos de chocolate, que terão sido infetados, foram todos produzidos na mesma fábrica e os outros produtos não terão sido afetados.

Os sintomas da salmonela

Os sintomas de salmonela incluem diarreia, cólicas, náuseas, vómitos e febre. Idosos, crianças e imunodeprimidos fazem parte dos grupos de risco.

A doença é conhecida como uma das principais infeções transmitidas pelo consumo de alimentos. A carne de animais, leite e ovos são geralmente os principais veículos de transmissão de salmonela.