A Rainha Isabel II tem cancelado a presença em vários eventos desde que foi hospitalizada durante uma noite em outubro do ano passado.
Problemas episódicos de mobilidade. É assim que o Palácio de Buckingham justifica as faltas de Isabel II à chamada para eventos oficiais.
Numa altura em que tanto se especula sobre o estado de saúde da monarca, o comunicado sobre as razões que não permitiram à Rainha estar no Parlamento deixam algumas pistas: o facto de os problemas serem episódicos quer dizer que não são permanentes.
Tratar-se de mobilidade diminuída talvez queira apenas dizer que Isabel II tem 96 anos, anda mais devagar, com ajuda e pode ter dificuldade em, por exemplo, sentar-se ou levantar-se como qualquer outra pessoa da mesma idade.
Foi em outubro passado, seis meses depois de enviuvar, que se sentiu de forma mais evidente o envelhecer da mais antiga em termos de idade e de tempo no trono monarca em todo o mundo.
Passou uma noite no hospital e depois um mês em repouso e reclusão mediática no castelo de Windsor.
Tem faltado a alguns eventos como festas de natal e cerimónias de homenagem, mas não deixou de receber alguns políticos internacionais.
Buckingham mantém a versão oficial de que a rainha tem que ser mais seletiva nas presenças para resguardar a saúde até porque apanhou covid-19 em março.
O Palácio garante que o isolamento da rainha é contra a vontade da própria e uma imposição da híper cautelosa equipa médica.
Saiba mais:
- Príncipe Carlos substitui Isabel II pela primeira vez no “Discurso da Rainha”
- “Falso padre” infiltra-se em quartel do exército britânico e passa noite com guardas da rainha Isabel II
- Aniversário de Isabel II: entre palácios, redes sociais e uma boneca Barbie
- Rainha Isabel II de Inglaterra celebra 96.º aniversário
- Rainha Isabel II revela que a covid-19 a deixou exausta
- Embaixador Nuno Brito apresentou credenciais à Rainha Isabel II
- Rainha Isabel II aparece em público para homenagear marido
- Rainha Isabel II testa positivo à covid-19
- Reportagem Especial: “Isabel II em Portugal”
- Sete décadas de reinado de Isabel II