Mundo

Sismo de 5,7 registado no Afeganistão

Abalo foi sentido no Paquistão e na Índia.

Sismo de 5,7 registado no Afeganistão

Um sismo de magnitude de 5,7 atingiu este sábado o nordeste do Afeganistão, perto da fronteira com o Tajiquistão, não havendo vítimas a lamentar nem “danos materiais graves” registados até ao momento, adianta a Efe.

O abalo, sentido por volta das 09.00 locais, ocorreu a uma profundidade de 209 quilómetros perto da aldeia de Ashkashamen, na província de Badakhshan, cerca de um mês depois de um sismo no noroeste daquele país que matou pelo menos 26 pessoas. 

O tremor “não causou vítimas e apenas uma casa ruiu no nordeste da província de Kunar”, a sul de Badakhshan, disse à Efe o porta-voz do Ministério Afegão de Gestão de Catástrofes, Mohammad Nasim Haqqani.

O tremor também foi sentido noutros países da região, incluindo o Paquistão e a Índia.

Na Índia, o tremor foi sentido principalmente na região de Jammu e Caxemira, no noroeste do país, embora também tenha sido ligeiramente sentido noutras cidades perto de Nova Deli, sem que, até agora, existam relatos de danos ou feridos.

O Afeganistão é propenso a sismos, especialmente na área conhecida como o Hindu Kush, uma zona sísmica altamente ativa e uma fonte comum de terramotos na região.