A equipa do Telescópio Espacial James Webb da NASA / ESA / CSA (Agência Espacial do Canadá) terminou com sucesso a delicada operação de desdobrar o escudo protetor do telescópio no espaço, momento crítico e um marco importante na sua missão de detetar a luz das primeiras estrelas
O protetor solar – com tamanho aproximado de um campo de ténis – foi dobrado para caber dentro do foguetão Ariane 5 para o lançamento, a 25 de dezembro. A partir da Terra, a equipa começou a desdobrar remotamente o protetor três dias após o lançamento.
As fases do desdobramento do escudo protetor
Este escudo com cinco camadas protegerá o telescópio da luz e do calor do Sol, da Terra e da Lua, garantindo que os instrumentos do Webb são mantidos na sombra e frescos para que possam detetar os mais fracos sinais infravermelhos vindos de regiões distantes do Universo.
A tecnologia revolucionária do telescópio irá explorar todas as fases da história cósmica – desde o interior do nosso Sistema Solar às galáxias mais distantes no início do universo e tudo o que está pelo meio. O Webb irá revelar novas e inesperadas descobertas e ajudará a humanidade a compreender as origens do universo e o nosso lugar nele.
O mais potente telescópio espacial está assim quase pronto para desvendar mistérios cósmicos. Dentro de aproximadamente seis meses teremos os primeiros resultados.