A região central da Europa e as ilhas britânicas estão a ser atingidas por fortes tempestades. Em Hamburgo, na Alemanha, a agitação do rio Elba foi de tal forma intensa que quebrou a janela de um ferryboat, provocando ferimentos a três passageiros. As imagens estão a ser partilhadas nas redes sociais.
🌀Impressionnante vidéo capturée ce matin au passage de la #tempête #Dudley à #Hambourg en #Allemagne où les vitres d’un ferry ont été pulvérisées par une houle très importante et de puissantes rafales de #vent. Aucune victime n’est à déplorer. pic.twitter.com/DslDVKAGK5
— Guillaume Séchet (@Meteovilles) February 17, 2022
Um dos passageiros sofreu vários cortes devido ao estilhaçar dos vidros, tendo sido tratado no hospital. Outros dois passageiros sofreram ferimentos ligeiros, avança o diretor da empresa de ferryboats HADAG, citado pela NDR.
A tempestade Dudley causou estragos no Reino Unido, na República Checa e na Alemanha, onde duas pessoas morreram. Em algumas regiões, o vento chegou aos 180km/h, tendo tombado veículos e árvores e obrigado a interrupção da circulação de comboios.
No Reino Unido, as regiões mais afetadas pela tempestade Dudley foram o centro e norte de Inglaterra e a Escócia. Milhares ficaram sem eletricidade, houve estradas cortadas e comboios parados.
Reino Unido enfrenta duas tempestades em menos de 24 horas
A tempestade Eunice, que se formou no Atlântico, chegará esta sexta-feira ao Reino Unido, com ventos que poderão chegar aos 160km/h. Em Inglaterra, já há alertas vermelhos e o Governo reuniu de emergência.
Várias regiões do sudoeste de Inglaterra já declaram incidente de grande dimensão, para garantir que todos os serviços de emergências estarão preparados.