Cultura

Top 10 dos locais mais visitados do mundo no Google Street View

Ferramenta foi lançada há 15 anos. Para assinalar a data, entre outras iniciativa, a empresa divulgou um ranking dos locais mais visitados. Veja o vídeo.

Top 10 dos locais mais visitados do mundo no Google Street View

O Google Street View foi lançado a 25 de maio de 2007, na altura apenas cinco cidades norte-americanas estavam disponíveis. Agora a ferramenta engloba milhares de localizações em vários países. Para assinalar a data, a Google divulgou um ranking dos locais mais visitados do mundo no Street View.

Em primeiro lugar está o edifício mais alto do mundo, o Burj Khalifa, no Dubai. De seguida, surge um monumento que é também dos mais visitados na realidade: a Torre Eiffel. No ranking virtual, a seguir ao ex-líbris de Paris surge o célebre Taj Mahal, na Índia.

A Estátua da Liberdade, nos EUA, ocupa o quarto lugar nas pesquisas dos turistas virtuais. O cartão-postal brasileiro Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, vai para meio da tabela do top 10. Na sexta posição está o Labirinto de Rhyolite, cidade fantasma nos EUA, a cerca de 190 km de Las Vegas.

No Egito, a Necrópole de Gizé merece as honras do sétimo lugar nas visitas do Street View. Nos Estados Unidos, há outro lugar muito pesquisado na ferramenta da Google, que ocupa o oitavo lugar do ranking: a Casa Branca. O célebre monumento de Itália, o Coliseu de Roma, foi relegado para a nona posição e, em décimo, está o Monumento Nacional da Indonésia, localizado na Praça Merdeka, em Jacarta.

A Google divulgou também os 10 países mais visitados no Street View:

  • Indonésia
  • Estados Unidos
  • Japão
  • México
  • Brasil
  • Espanha
  • Itália
  • Taiwan
  • França
  • Reino Unido

A ideia para criar o Street View partiu de um dos fundadores da Google. Larry Page imaginou a possibilidade de construir um mapa de 360 ​​graus do mundo inteiro, 15 anos depois existem mais de 220 mil milhões de imagens do Street View de mais de 100 países e territórios.

A ferramenta permite, a qualquer pessoa, ter a experiência virtual de estar nos lugares pesquisados, usando o telefone ou o computador. O Street View dá também ao utilizador a possibilidade de ver as informações mais atualizadas sobre vários locais do mundo.