O primeiro-ministro croata, o conservador Andrej Plenkovic, anunciou esta quarta-feira a saída de três membros do seu Governo, dois ministros e um vice-primeiro-ministro, que estão a ser investigados ou foram assinalados em diversos casos de corrupção.
O ministro da Economia, Tomislav Coric, foi o único dos três que apresentou voluntariamente a demissão, após mais de cinco anos no cargo. Coric foi acusado por uma testemunha num caso de corrupção, e será substituído pelo professor de Economia Darko Filipovic.
A pasta do Trabalho, até agora ocupada por Josip Aladrovic, foi transferida para Marin Pliletic, o responsável municipal da cidade de Novska.
O vice-primeiro-ministro para os Assuntos Sociais, Boris Milosevic, também abandonou o Executivo, dando o seu lugar a Anja Simpraga.
Aladrovic e Milosevic foram destituídos por estarem a ser investigados pela procuradoria num alegado caso de tráfico de influências e contratações em instituições públicas e na concessão de fundos europeus para empresas.