O ministro da Defesa da Ucrânia, Oleksi Reznikov, diz esta sexta-feira que Kiev “não tem intenção” de lançar ações ofensivas contra os territórios separatistas no leste do país ou na península anexada da Crimeia.
“Nós reforçamos a nossa defesa, mas não temos a intenção de lançar qualquer ofensiva” contra os territórios separatistas, diz Reznikov durante uma sessão no Parlamento de Kiev, acrescentando que Moscovo aumentou para 149 mil o número de efetivos na zona de fronteira.
Esta sexta-feira, as autoridades ucranianas referiram 20 violações do cessar-fogo pelos separatistas pró-russos durante a última noite, enquanto as milícias pró-russas acusaram as Forças Armadas de Kiev de terem efetuado 27 disparos nas últimas horas.
Já o Kremlin considera “muito inquietante” a nova vaga de violência entre as forças de Kiev e os separatistas pró-russos no leste da Ucrânia.
“O que se passa em Donbass é muito inquietante e é potencialmente muito perigoso”, diz, esta sexta-feira, aos jornalistas o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov.