Bruxelas propôs proibir a importação de petróleo russo até final do ano. Não será fácil, mas tem que ser feito, diz a presidente da Comissão Europeia.
Até lá, a União Europeia continua a impor outras sanções à Rússia. Desta vez, os alvos são três bancos, três empresas de media e militares suspeitos de crimes de guerra.
O objetivo do sexto pacote de sanções, apresentado por Ursula von der Leyen, é acabar, até ao final do ano, com a dependência europeia do petróleo russo. A Comissão Europeia admite, ainda assim, uma exceção para os dois países que mais se opõem à proposta.
A Hungria e a Eslováquia terão ainda mais um ano para procurar alternativas ao petróleo russo.
No setor financeiro, a Comissão Europeia quer retirar do sistema bancário internacional o maior banco russo e outras duas instituições próximas do Kremlin.
Por último, e para evitar o que considera ser uma amplificação agressiva de mentiras e de propaganda de Putin, Bruxelas propõe banir três emissoras estatais russas das ondas comunitárias de rádio.
O novo pacote de sanções será agora votado pelos 27 Estados-membro.
Entretanto, também o Presidente dos Estados Unidos prepara novas sanções contra os russos. Joe Biden diz que vai falar com os restantes líderes do G7 sobre sanções adicionais.