Olhares pelo Mundo

Vaga de calor na Índia: a ideia original de um condutor de tuk-tuk para refrescar os passageiros

As principais cidades indianas registaram temperaturas recorde, sempre acima dos 40 graus, em abril. Veja o vídeo do tuk-tuk com jardim, em Nova Deli.

Vaga de calor na Índia: a ideia original de um condutor de tuk-tuk para refrescar os passageiros

Para ajudar a fugir ao calor na capital indiana, um condutor de tuk-tuk colocou em prática uma ideia original. Mahendra Kumar plantou um pequeno jardim no tejadilho da viatura. A cobertura tem pelo menos 25 espécies diferentes de plantas, explica o motorista. O objetivo de Mahendra Kumar é proteger o teto de plástico e metal da luz solar direta. Os passageiros dizem que, de facto, a cobertura de plantas torna o veículo mais fresco.

Mesmo que a diferença de temperatura não seja relevante, a ideia foi boa para o negócio. O tuk-tuk de Mahendra Kumar já é uma atração turística em Nova Deli.

A vaga de calor que está a atingir a Índia, o Paquistão e o Bangladesh está a pôr milhões de vidas em risco. Para além das doenças respiratórias e dos problemas cardíacos, que levam milhares aos hospitais todos os dias, já há muitas regiões onde escasseia a água potável e onde as populações perdem os animais e não têm sequer comida.

As Nações Unidas dizem que, nos próximos meses, milhões de indianos, paquistaneses e bengalis vão sofrer as consequências da mudança do clima e que milhares podem mesmo morrer à fome.

Na Índia, as principais cidades registaram temperaturas recorde, sempre acima dos 40 graus, durante o mês de abril.

O passado mês de março foi o mais quente dos últimos 100 anos.