Guerra Rússia-Ucrânia

Várias cidades ucranianas estão a ficar sem água, alimentos e medicamentos

Ao 15.º dia da invasão russa, a vida é cada vez mais difícil para quem ficou na Ucrânia.

Várias cidades ucranianas estão a ficar sem água, alimentos e medicamentos

Sem eletricidade, com escassez de alimentos e água, e sem medicamentos, a vida está a torna-se cada vez mais desesperada em várias cidades ucranianas. Entre bombardeamentos, a população tenta compreender o porquê deste conflito.

Na cidade de Kharkiv, uma das mais fustigadas pelas tropas russas, sempre que os bombardeamentos o permitem, limpam-se as zonas residenciais dos fragmentos de bombas e munições deixadas pela artilharia russa. Desde o início da operação militar, os especialistas de desminagem já responderam a mais de 500 chamadas.

A maioria dos itens recuperados são motores de propulsão dos sistemas de foguetes “Smerch” e “Uragan”, que devastaram extensas áreas da cidade.

A Norte está a capital, Kiev, cada vez mais pressionada pela presença do exército russo. Os moradores estão muito ansiosos e pediram às unidades reservistas das Forças de Defesa Territoriais que treinassem e estivessem prontas para lutar. Não são soldados profissionais, mas pessoas comuns que foram convocadas como reservistas para se juntar às forças militares.

Saiba mais