Mundo

Varíola dos macacos: OMS recomenda vacina apenas para contactos de risco 

Em Portugal não existe estratégia de vacinação.

Varíola dos macacos: OMS recomenda vacina apenas para contactos de risco 

A Organização Mundial de Saúde recomenda a vacinação contra a varíola dos macacos apenas para contactos de risco, profissionais de saúde ou técnicos de diagnóstico.

Em Portugal, ainda não há informação sobre um eventual programa de vacinação.

A recomendação da OMS surge numa altura em que a União Europeia anunciou a compra de mais de 100 mil doses de vacinas contra a varíola dos macacos.

Desde o início do ano, foram confirmados 1.500 casos no mundo. Em Portugal, são já 231, sendo o segundo país europeu com mais casos.

OMS vai avaliar se surto representa emergência internacional de saúde pública

A OMS vai avaliar na próxima semana se o surto de varíola dos macacos representa uma emergência internacional de saúde pública, face ao comportamento incomum do vírus e ao número de países com casos confirmados.

“O surto global de Monkeypox é claramente incomum e preocupante. É por esta razão que eu decidi convocar o Comité de Emergência, ao abrigo dos regulamentos internacionais, para a próxima semana para aferir se este surto representa uma emergência internacional de saúde pública”, anunciou o diretor-geral da OMS em conferência de imprensa, citado pela agência Lusa.

Segundo Tedros Adhanom Ghebreyesus, esta avaliação do Comité de Emergência da OMS justifica-se pelo facto de o vírus “estar a comportar-se de uma forma incomum”, pelo crescente número de países com casos confirmados de infeção e ainda pela necessidade de uma resposta coordenada, tendo em conta a dispersão geográfica que a doença regista atualmente.

Saiba mais: