O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, apelou este domingo a um cessar-fogo imediato na região de Donbass, no leste do país, após uma conversa telefónica com o seu homólogo francês, Emmanuel Macron.
“Defendemos a intensificação do processo de paz. Apoiamos a convocação imediata do GCT [Grupo de Contacto Trilateral] e um cessar-fogo imediato”, escreveu Zelensky na sua conta na rede social Twitter.
Continuing yesterday’s conversation, informed @EmmanuelMacron about the current security situation and new provocative shelling. We stand for intensifying the peace process. We support the immediate convening of the TCG and the immediate introduction of a regime of silence.
— Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) February 20, 2022
O líder ucraniano acrescentou ter informado o seu homólogo francês sobre a situação atual no leste da Ucrânia e os novos ataques das milícias separatistas.
O Presidente francês manteve este domingo uma conversa de uma hora e 45 minutos com o chefe de Estado russo, num esforço para evitar a invasão russa da Ucrânia, após o que falou com Volodymyr Zelensky.
Esta foi a segunda conversa entre os líderes francês e ucraniano em menos de 24 horas, tendo Macron e Zelensky falado no sábado à noite sobre o agravamento da situação no Donbass e as baixas que a Ucrânia sofreu no confronto.