Olhares pelo Mundo

Mais de 23 toneladas de resíduos retirados do mar ao largo da ilha grega de Ithaca

Recolha de resíduos por ocasião do Dia Mundial dos Oceanos tem como destino a indústria têxtil onde será reciclado. Veja o vídeo.

Mais de 23 toneladas de resíduos retirados do mar ao largo da ilha grega de Ithaca

O Dia Mundial dos Oceanos foi assinalado na ilha grega de Ithaca com uma grande operação de limpeza. Organizações internacionais de conservação marinha retiraram mais de 23 toneladas de resíduos do mar. Redes de grande dimensão e outros equipamentos de pesca foram recolhidos por mergulhadores voluntários que vieram dos Estados Unidos, Holanda, Líbano, Hungria, Reino Unido e da Grécia. O material recolhido vai ser transformado em matéria prima para fazer produtos têxteis.


Pescadores locais também ajudaram na recolha de redes abandonadas ou “redes fantasmas”
Quase invisíveis debaixo de água, prendem e matam animais marinhos.

Uma embarcação com guindaste transportou as redes para contentores que serão levados para reciclagem. A empresa têxtil Aquafil irá transformar as redes recolhidas em matéria prima para confeção de roupas e tapetes.

O Dia Mundial dos Oceanos assinala-se esta quarta-feira. A data é celebrada com ações de limpeza nas praias de todo o mundo.

Os oceanos são responsáveis por 97% da água que existe no planeta. Atualmente enfrentam problemas como as alterações climáticas e a poluição. Todos os anos milhões de toneladas de plástico acabam no mar, o que tem contribuído para a destruição de ecossistemas marinhos.