Atracou na cidade egípcia Port Said a maior feira do livro internacional flutuante. O navio “Logos Hope” carrega mais de 5.000 livros. O projeto navega de país em país para levar conhecimento pelo mundo.
Fãs de leitura, de todas as idades, fazem fila para entra no “Logos Hope”. A embarcação tem mais de 130 metros de comprimento e conta com a colaboração de 330 voluntários, oriundos de 60 países diferentes.
“O ‘Logos Hope’ é um navio bem grande, na verdade tem 132 metros de comprimento. Dizemos que somos a maior feira do livro internacional do mundo”, conta à Reuters James Berry, capitão do navio.
Os milhares de livros em exposição são para todos os gostos: é possível encontrar romances, contos históricos ou até livros técnicos, das mais diversas áreas. Alguns dos livros estão escritos em inglês, outros em árabe.
O “Logos Hope” é operado pela GBA Ships, uma organização sem fins lucrativos sediada na Alemanha. O objetivo deste projeto é espalhar conhecimento, ajuda e esperança pelas cidades que visita. Desde 1970, o projeto já lançou âncora em mais de 150 países, tendo sido visitado por perto de 49 milhões de pessoas, avança a organização.
Desde 2010 que o “Logos Hope” não estava no Egito. Nesse ano, o barco recebeu cerca de 62 mil visitantes. Port Said é o primeiro destino do projeto em 2023. A embarcação irá permanecer na cidade portuária até 23 de janeiro.