Há um abrigo na Jordânia para cães abandonados com necessidades especiais. Eman Sabri criou um espaço dedicado ao tratamento de animais de rua que tenham sido feridos ou estejam doentes. O abrigo abriu portas em 2021.
Os cães que chegam com ferimentos são primeiro tratados por veterinários voluntários, numa clínica em Amman que colabora com o abrigo. Se estiverem debilitados de forma permanente, os animais são enviados para o abrigo. O objetivo do projeto é dar apoio aos cães que já não tem capacidade para sobreviver nas ruas.
“Nós temos abrigos, mas não são suficientes comparando com o número de animais que estão a ser mortos, envenenados ou mal tratados no país”, alerta Eman Sabri, citada pela Reuters. “De vez em quando [as pessoas] lançam campanhas contra os animais que incluem envenenamento ou disparar contra os cães.”
No abrigo são providenciados diferentes serviços aos animais, entre eles medicamentos, vacinas, comida e água, conta o veterinário Raed Gharaybah à Reuters. Além disso, neste espaço, os animais estão também protegidos face aos riscos que a rua representa, nomeadamente dos envenenamentos, atropelamentos ou até de serem baleados.
“Nós recebemos [cães] com situações especiais neste abrigo que não consigam viver nas ruas. Ao mesmo tempo, enfrentamos a dificuldade de encontrar pessoas que adotem aqui na Jordânia”, conta o veterinário.
Eman Sabri garante que o abrigo que fundou é auto financiado e espera poder expandir o projeto para receber mais animais com necessidades especiais: “Temos necessidade de muitos abrigos, não apenas um ou dois abrigos.”