Olhares pelo Mundo

Caça à cascavel: a tradição do Texas que tem sido criticada por especialistas

Anualmente, a cidade de Sweetwater realiza um festival em que os visitantes podem caçar estes répteis, assistir à retirada do veneno e ao momento em que são esfolados para obtenção de couro.

Loading...

A caça à cascavel é uma tradição no estado norte-americano do Texas, particularmente na cidade de Sweetwater. Todos os anos, no segundo fim de semana de março, a organização sem fins lucrativos Sweetwater Jaycees realiza um festival onde milhares de quilos de cascavéis são caçados e exibidos. O evento tem sido criticado por especialistas.

A cidade de Sweetwater é conhecida por ter o maior ajuntamentos de cascavéis do mundo – um título que já exibe desde 1958. Este ano realizou-se a 65.ª edição do ajuntamento de cascavéis Sweetwater Jaycees, tendo sido capturadas perto de 1.177 quilos destes répteis. O recorde remonta a 2016, quando foram recolhidos perto de 5.000 quilos.

Durante o festival, dezenas de milhares de visitantes puderam assistir à extração do veneno da cascavel, assim como ao momento em que os répteis são esfolados para obtenção de couro. Há ainda a possibilidade de participar em caçadas: os grupos vão para as herdades, colocam gasolina nas tocas para fazer as cascavéis sair e depois capturam-nas.

Matt Goode, investigador na Universidade do Arizona e especialista em cascavéis, considera que este festival mostra uma falta de humanidade para com os répteis.

“Acho que são absolutamente horríveis”, afirma, citado pela Reuters. “É difícil pensar em qualquer outra intervenção que os humanos tenham com a vida selvagem que possa ser pior que esta, ou mais repugnante.”

A utilização de gasolina na caça à cascavel tem sido muito criticada por especialistas e, em 2016, o caso chegou ao Departamento de Parques e Vida Saudável do Texas. No entanto, a consideração para proibir o uso de gasolina foi adiada. Em outros estados norte-americanos – como na Pensilvânia – a captura de cascavéis é regulada e supervisionada.

Tiffany Bright, diretora de operações da Rattlesnake Conservancy, lembra que a regulamentação desta prática faz com que, por exemplo, haja “limites de quantas cascavéis podem ser capturadas”.

“No Texas não há supervisão ou regulamentação para a caça destes animais. Podem sair, atirar gasolina para o meio ambiente e caçar quantas cascavéis encontrar”, disse, citada pela Reuters.

Nesta região do Texas, a cascavel ocidental é a espécie mais comum. É uma espécie venenosa que, quando morde, apresenta uma taxa de mortalidade entre 10 a 20%, segundo o The Clinical Toxinology Resource.

O veneno retirado das cascavéis durante o evento é utilizado, segundo a organização, para produzir antiveneno, anticoagulantes, outros medicamentos e é também vendido para “pesquisa” – uma vez que não podem ser usados para fins médicos porque não foram recolhidos “num ambiente estéril”, explica Coltin Fritz, membro da Sweetwater Jaycees.

No entanto, Tiffany Bright ressalva que “nenhum tipo de investigador respeitável ou empresa farmacêutica que use o veneno recolhido nestes eventos”.