Um cachalote com mais de 18 metros de comprimento encalhou, por duas vezes, nas praias de Bali. Da segunda vez que ficou preso no areal, o animal acabou por não resistir. As autoridades estão a analisar as causas da morte.
Da primeira vez que encalhou na praia, as autoridades locais conseguiram devolver o cachalote ao mar. Mas, a perto de 30 quilómetros de distância, o animal voltou a encalhar.
Acabou por morrer na praia de Karangasem. Os especialistas estão a analisar a carcaça do animal para fazer uma autópsia e, dessa forma, perceber as causas da morte.
A chefe da unidade de conservação de recursos naturais de Bali, Permana Yudiarso, explica à Reuters que a causa provável de morte será doença. As baleias tendem a aproximar-se da costa quando não estão bem de saúde.
Esta é a terceira baleia a morrer na região este mês. Em toda a Indonésia foram identificadas 18 baleias encalhadas só na última semana.
O cachalote é um dos maiores predadores do mundo. No entanto, esta espécie está classificada pela União Internacional para a Conservação da Natureza como sendo “vulnerável” para a extinção.
A poluição pode ser uma das causas para o aumento de mortes: em 2018, um cachalote foi encontrado morto na Indonésia com mais de 100 copos e 25 sacos de plástico no estômago.