Um grupo de chilenos descobriu uma forma muito útil de utilizar os cabelos cortados em cabeleireiros ou os pelos de cães tosquiados: limpar petróleo de derrames nas águas.
A secção chilena do projeto ecológico internacional sem fins lucrativos Matter of Trust (MOT), Petropelo, utiliza dispositivos semelhantes a tubos que chama "boom"- uma rede em forma de tubo cheia de cabelo - que atrai e captura petróleo derramado em lagos, rios e outros cursos de água.
Os membros do MOT também tecem o cabelo em tapetes o que, devido às qualidades porosas naturais do cabelo, podem ser usados para limpar as águas de óleos, metais pesados e até bactérias.
“Um único quilo de cabelo pode limpar em média cinco litros de hidrocarbonetos”, disse Mattia Carenini, responsável da Matter of Trust Chile, acrescentando que às vezes pode limpar mais de nove litros.
Em Laguna Verde, perto da cidade portuária chilena de Valparaíso, o grupo colocou quatro "booms" e um tapete de cabelo num rio que transporta água suja de uma fábrica para o oceano. Ao fim de cerca de um mês, os dispositivos tinham recolhido 15 quilos de contaminantes, disse Carenini.
“Estamos a regenerar o local aos poucos”, acrescentou.
Um projeto semelhante tem o grupo Agropelo, que utiliza o cabelo para fazer esteiras tecidas que são utilizadas no solo para ajudar a reter a humidade do solo, reduzindo a evaporação direta e economizando parte da água de irrigação.
O projeto trabalha com cabeleireiros de todo o Chile. Segundo Carenini, o cabelo cortado de uma pessoa pode ajudar a limpar até 20 mil litros de água.