Olhares pelo Mundo

Viagem pelo cosmos a partir das montanhas da ilha de Chipre

Um novo observatório espacial parece saído de um filme de ficção científica e pronto para descolar para uma viagem cósmica.

Loading...

Um novo observatório espacial na ilha de Chipre parece saído de um filme de ficção científica e pronto para descolar para uma viagem cósmica.

Situado a 1200 metros de altitude, no alto das montanhas Troodos, no centro da ilha perto de Agridia, o observatório tem uma vista desobstruída do céu noturno e longe das luzes artificiais.

O Observatório Troodos foi projetado por três irmãos arquitetos e entusiastas da ficção científica, Elena, Nicodemos e Cassandra Tsolakis. Segundo Elena, a semelhança com uma nave espacial não foi intencional, mas a natureza do projeto dá essa impressão de forma instintiva.

Recentemente nomeada pelo Royal Institute of British Architects (RIBA) como uma das 100 arquitetas mais influentes do mundo, Elena Tsolakis diz que cada espaço público deve contar uma história e oferecer aos visitantes uma experiência única.

Nicodemos Tsolakis diz que o objetivo era criar um edifício emblemático que "desaparecesse" na paisagem.

O revestimento com material refletor faz com que a estrutura fique escondida à vista de todos, integrando-se perfeitamente com o terreno ou com o céu, dependendo do ângulo de visão.

O Observatório Troodos, inaugurado em maio, integra o projecto Geostars apoiado pela UE e está equipado com um telescópio refletor de 50 cm e um telescópio solar, num investimento de 1,77 milhões de euros.