Olhares pelo Mundo

Pé biónico inovador imita ossos, ligamentos e músculos

Invenção italiana tem a estrutura de um pé humano, imita ossos, ligamentos e músculos e proporciona melhor equilíbrio em terrenos irregulares e escorregadios.

Loading...

Um protótipo que simula a estrutura anatómica de um pé humano foi desenvolvido pelo Instituto Italiano de Tecnologia em Génova, Itália. Tem a estrutura de um pé humano, imita ossos, ligamentos e músculos e proporciona melhor equilíbrio em terrenos irregulares e escorregadios.

A prótese imita a flexibilidade e as características de impermeabilidade de um pé humano. Chamado de SoftFoot Pro, o pé biónico foi projetado especificamente para terrenos irregulares e escorregadios, proporcionando melhor equilíbrio para os utilizadores e para eventuais robôs.

“Temos um sistema de falanges, ossos, ligamentos e músculos que nos permitem lidar com todo tipo de ambiente. O que estamos a tentar fazer é replicar isso, traduzir esse princípio num sistema tecnológico que possa estar disponível tanto para robôs humanoides quanto para também sistemas protéticos para humanos", explicou Manuel Catalano, investigador do Laboratório de Robótica para Cooperação e Reabilitação Humana do IIT.

O protótipo fez sua estreia pública no Evento Técnico G7 Health, em Génova, no dia 11 de julho, evento organizado pelo Ministério da Saúde italiano e pelo IIT. O evento centrou-se na prevenção e inovação ao longo da vida para um envelhecimento saudável e ativo.

Catalano acrescentou que as próteses e os robôs humanoides atuais normalmente têm pés planos ou baixos. Embora esses designs proporcionem estabilidade, falta-lhes a característica de adaptação a mudanças no terreno e na postura da pessoa, como ajoelhar-se ou curvar-se.

“O sistema é capaz de lidar, de se adaptar a diferentes tipos de ambientes e obstáculos. E o sistema é capaz de absorver a energia do impacto e ao mesmo tempo ter dedos que lhe permitem de alguma forma agarrar os ambientes e de se adaptar e permitir colocar a força no terreno em todas as condições".

O SoftFoot Pro, que pesa cerca de 450 gramas e é capaz de suportar até 100 quilos, consiste num mecanismo de arco de titânio ligado por correntes plásticas que simulam a fáscia plantar dos pés humanos ao mesmo tempo que absorve o impacto no solo.

A prótese não possui motores ou partes elétricas, o que a torna impermeável e adequada para uso externo em diversos terrenos, eliminando a necessidade de troca de próteses para atividades específicas.

Vários protótipos já foram testados por indivíduos com amputações unilaterais de membros inferiores na Alemanha e na Áustria, e até mesmo em robôs quadrúpedes e humanoides na Suíça e no Japão para demonstrar o potencial do SoftFoot Pro na melhoria da vida dos utilizadores de próteses e no avanço da robótica.

O seu design único já garantiu duas patentes internacionais, estando uma terceira atualmente em revisão pelo Instituto Europeu de Patentes.