Olhares pelo Mundo

Identificado fungo que pode "comer" plástico

Pesquisa realizada na Alemanha pode ser um valioso contributo na luta contra o flagelo dos resíduos plásticos.

Loading...

Milhões de toneladas de resíduos plásticos acabam nos oceanos todos os anos, representando um enorme problema ambiental, uma vez que demoram décadas a degradar-se. Cientistas na Alemanha trabalham para tentar encontrar soluções para este flagelo e conseguiram identificar um fungo que pode "comer" plástico.

Uma pesquisa realizada no Lago Stechlin, no nordeste da Alemanha, sobre a forma como os micro fungos crescem em alguns plásticos sem nenhuma outra fonte de carbono para se alimentar, demonstrou que alguns deles são capazes de degradar polímeros sintéticos.

Dos 18 tipos de fungos selecionados, quatro provaram ser particularmente "famintos", o que significa que poderiam utilizar plástico de forma eficiente, especialmente o poliuretano, usado para fazer espuma utilizada por exemplo na construção civil.

O polietileno, usado na produção de sacos plásticos e materiais de embalagem, teve uma degradação muito mais lenta e os micro plásticos resultantes da abrasão dos pneus foram os mais difíceis, em grande parte devido a aditivos como metais pesados.

Hans-Peter Grossart, chefe do grupo de pesquisa do Instituto Leibniz, considera a capacidade dos fungos de utilizar o plástico como uma adaptação a grandes quantidades de carbono plástico no meio ambiente.

No entanto, a atividade enzimática destes fungos é fortemente dependente de condições externas, como temperatura ou micronutrientes.

Grossart acredita que os destruidores microbianos de plástico poderiam ser usados ​​em estações de tratamento de esgoto ou outras instalações com condições controladas. No entanto, é improvável que os fungos sejam uma solução para conter o fluxo global de resíduos.

"Definitivamente deveríamos tentar reduzir ao mínimo o plástico que depositamos no meio ambiente", disse Grossart à Reuters.

Cerca de 390 milhões de toneladas de plástico foram produzidas em todo o mundo em 2021, revelam dados da associação de produtores de plásticos Plastics Europe.

Embora a taxa de reciclagem esteja a aumentar nos últimos anos, apenas menos de 10% dos resíduos plásticos são reciclado em todo o mundo.