Olhares pelo Mundo

Pierre Cardin desenha fatos para astronautas da Agência Espacial Europeia

Rodrigo Basilicati-Cardin, sobrinho-neto de Pierre Cardin que assumiu a liderança da empresa após a morte do fundador, revelou que os designers envolvidos no projeto desenvolveram técnicas que também são aplicáveis à moda de pronto a vestir.

Austronauta da ESA, Matthias Maurer.
Loading...

A Pierre Cardin, uma conceituada fabricante de vestuário, desenhou fatos que servirão para os astronautas da Agência Espacial Europeia (ESA, sigla em inglês) treinarem antes de partirem para o espaço.

O novo equipamento foi apresentado em Paris na passada segunda-feira, dia 9 de setembro, e o astronauta alemão, Matthias Maurer, foi o primeiro a testá-lo.

As primeiras impressões foram positivas e Maurer garantiu que o tecido é confortável, com menos pontos de pressão relativamente a outros fatos que utilizou anteriormente.

"Este fato aqui é apenas para efeitos de treino. Voar para o espaço e ter um fato espacial verdadeiro envolve um grande programa e um fato espacial é como uma pequena nave espacial. Tem sistema de ar, tem sistema de arrefecimento, tem sistema de rádio, tem sistema de navegação, tem uma série de equipamentos diferentes. Isto é apenas para treino. Só vai ser usado em Colónia, no terreno, mas podemos aprender muito só a treinar com este fato", revelou o astronauta germânico.

Rodrigo Basilicati-Cardin, sobrinho-neto de Pierre Cardien, que assumiu a liderança da empresa após a morte do fundador, em 2020, revelou à Reuters que os designers envolvidos no projeto desenvolveram técnicas de volume e estrutura, que também são aplicáveis à moda de pronto a vestir.

"Estou realmente muito feliz, finalmente, porque depois de um ano e meio, dois, para este trabalho chegar aqui, e não está terminado, mas é um grande passo. Para nós é importante ter a resposta do astronauta: 'Ok, este é um bom caminho, uma boa direção'", confessou o também designer e engenheiro.

Após alguns ajustes, o fato será utilizado pelos astronautas no simulador da superfície lunar na sede da ESA, em Colónia, na Alemanha.

De forma a criar um fato que recrie as condições da lua, a Pierre Cardin desenvolveu tecidos que podem resistir a altas temperaturas e a condições adversas, ao mesmo tempo que proporcionam conforto e permitem a mobilidade dos astronautas.

Esta parceria até já inspirou Rodrigo Basilicati-Cardin, que garante ter já ideias para a nova coleção, que será apresentada em março de 2025.

A ligação da Pierre Cardin ao espaço não é de agora. Na década de 60, lançou a emblemática coleção Cosmocorps inspirada na exploração espacial.