Olhares pelo Mundo

"Sinto-me mais jovem": atleta de 88 anos completa mais uma maratona em Atenas

Ploutarchos Pourliakas diz que nunca fumou e tem cuidado com os excessos. Bebe um pouco de "tsipouro" (bebida local) todos os dias, como remédio. O estilo de vida importa, mas para este atleta veterano o segredo está na mente.

Loading...

Aos 88 anos, Ploutarchos Pourliakas provou que a idade não é uma barreira, ao completar no passado fim de semana a 41.ª edição da Maratona Autêntica de Atenas, em 6 horas e 31 minutos.

"Consegui terminar e até melhorei em relação ao ano passado", disse Pourliakas, momentos após a meta, enquanto a sua família e netos o aplaudiam e felicitavam. Este ano, completou a corrida 18 minutos mais rápido que no ano passado. "Sinto-me mais jovem do que os meus 88 anos", disse ele, refletindo sobre o seu feito.

Inspirado pelo filho, ultramaratonista, começou a correr na sua cidade natal, Kastoria, no norte da Grécia, aos 73 anos, e já vai na 12.ª Maratona em Atenas, a icónica corrida de 42,195 quilômetros (26,21 milhas) do Túmulo da Maratona até o Estádio Panatenaico.

O atleta veterano contou que muitas vezes as pessoas não acreditam na sua idade quando o veem correndo uma maratona, mas ele responde: "Porque não acreditas? Tu também podes correr, talvez menos, mas consegues, desde que o queiras."

Na sua rotina de treino, corre de 4 a 5 quilómetros diariamente e até 20 quilómetros aos finais de semana.

"Eu nunca fumei. Não me envolvo em excessos, não bebo, não fico acordado até tarde. Como de forma equilibrada. No entanto, tomo um pouco de "tsipouro" (bebida local) todos os dias, não como bebida, mas como remédio", explicou Pourliakas, em entrevista à agência Reuters.