Olhares pelo Mundo

Primeira tábua de pedra completa dos Dez Mandamentos em leilão

A Sotheby’s estima que a tábua com 1500 anos seja leiloada por 1 a 2 milhões de dólares.

Loading...

A primeira tábua de pedra completa dos Dez Mandamentos será leiloada na Sotheby's de Nova Iorque este mês. Estima-se que alcance entre 1 milhão a 2 milhões de dólares.

A especialista sénior internacional da Sotheby's, Sharon Liberman Mintz, disse à Reuters que "é um dos tesouros mais importantes que já manuseei".

"Estas pedras são incrivelmente raras. Temos um censo em que encontramos um total de dez, mas todos os outros nove são fragmentos, que contêm apenas parte dos Dez Mandamentos".

A tábua de pedra mármore, datada do final da era romano-bizantina, tem aproximadamente 1.500 anos.

Foi descoberta em 1913 em obras para a ferrovia ao longo da costa sul de Israel, perto dos locais das primeiras sinagogas, mesquitas e igrejas. A princípio não foi reconhecida como um artefacto historicamente significativo, foi utilizada como pavimento numa casa no sul de Israel até 1943 até que um perito se apercebeu do seu significado e a levou.

Tem 52 kg e 60 centímetros e os Dez Mandamentos em escrita paleo-hebraica.

"O paleo-hebraico é uma escrita que o povo judeu utiliza desde o século X antes da Era Comum até ao século V da Era Comum. Segue o modelo da escrita fenícia. Nessa altura, no século V, antes da Era Comum, o povo judeu começou a usar Ktav Ashuri, que é o hebraico que conhecemos hoje. Assim, embora o texto e a língua sejam hebraico, a escrita é conhecida como paleo-hebraico".

A tábua contém 9 dos 10 mandamentos que se encontram no Livro do Êxodo. O terceiro mandamento, "Não tomarás o nome do Senhor em vão" foi omitido, substituído por uma nova diretriz para rezar no Monte Gerizim, um local sagrado para os samaritanos.

A Sotheby’s estima que a tábua seja leiloada por 1 a 2 milhões de dólares.