Remoinho de fogo, diabo de fogo, tornado de fogo – cientistas, bombeiros e pessoas comuns usam vários termos para descrever o fenómeno. Um especialista em incêndios explica que, em Los Angeles, já mostrou o seu poder destrutivo.
Um investigador de incêndios florestais de Massachusetts, que estuda este fenómeno em simulações em laboratório, descreveu à Associated Press o poder destrutivo dos incêndios que estão a deflagrar em Los Angeles e a formação de tornados de fogo.
"O termo tornado de fogo não é muito preciso. Pode significar muitas coisas diferentes, mas de um modo geral chamamos a estas coisas remoinhos de fogo".
Estes remoinhos de fogo, uma estrutura de fluxo giratório, podem atingir velocidades de ventos muito elevadas. "O fogo pode arder e alastrar-se rapidamente, representando esse perigo térmico, bem como o fumo e todas as coisas nocivas que resultam do fumo e das emissões", diz James Urban, professor assistente no Departamento de Engenharia de Proteção contra Incêndios do Worcester Polytechnic Institute.
Os incêndios intensos podem criar estes remoinhos de fogo que lançam brasas para longe da origem, permitindo que o fogo se espalhe rapidamente.
As mudanças repentinas no comportamento do fogo causadas por estes turbilhões também representam uma ameaça para os socorristas e as pessoas no local, que ficam com menos tempo para reagir às condições em rápida mudança.
O Serviço Meteorológico Nacional alerta para a “situação particularmente perigosa” na área de Los Angeles mas não menciona tornados de fogo. No entanto, os especialistas dizem que isso é possível dadas as condições extremas.