A start-up Better Dairy está a apostar em produtos lácteos sem recorrer a animais. A empresa do Reino Unido já produz queijo sem leite de vaca, mas quer ir mais longe. Espera que os seus produtos afastam a dependência dos animais e sejam mais sustentáveis.
Derrete e estica como queijo e o sabor é igual ao tradicional que vem da vaca. Contudo, este, não leva leite de vaca.
A empresa quer levar a produção ao próximo nível, afastar a dependência animal e ser mais sustentável para o ambiente.
"A nossa referência de sucesso é o queijo tradicional. Queremos produtos que tenham sabor, derretam, estiquem como o original que vem de uma vaca. A única diferença no nosso caso é que não há uma vaca envolvida e é sustentável", explica Jevan Nagarajah - fundador e CEO da Better Dairy.
A versão criada pela Better Dairy não usa a origem animal da caseína, uma proteína do leite que contribui para o sabor e a textura do queijo.
A empresa produz a própria caseína e outra proteína, a osteopontina, no laboratório através da fermentação de precisão. Ao produzir caseína, é possível fazer diferentes produtos láteos.
"Estamos a criar essencialmente uma tecnologia para a produção de produtos lácteos sem a vaca, ou seja, sem animais, em que usamos engenharia de precisão, fermentação de precisão para produzir microrganismos que podem produzir as proteínas e todos os constituintes adicionais que compõem produtos lácteos de alta qualidade sem a vaca", explica David Nunn, diretor científico da Better Dairy.
Até 40% das emissões globais de metano podem vir da agricultura e quase três quartos, especificamente, da pecuária e laticínios, diz a Reuters.
A produção de laticínios, acrescenta a agência de notícias, consome igualmente uma grande quantidade de recursos, como terra e água.
