As imagens divulgadas pelas agências internacionais mostram o despertar na primavera de de Washington, nos Estados Unidos, a Whuan, na China. No Japão, a floração das cerejeiras é particularmente apreciada e atrai um número crescente de visitantes estrangeiros nesta época.
A Agência Meteorológica do Japão anunciou oficialmente o início da temporada da floração das cerejeiras na capital do país, Tóquio, a 24 de março, após observar uma árvore de referência no Santuário Yasukuni.
As autoridades meteorológicas anunciam anualmente o início da temporada de sakura em Tóquio, depois de observar flores a desabrochar na árvore de referência, e o anúncio deste ano veio cinco dias antes do ano passado.
Sakura significa flor de cerejeira e para os japoneses é sinónimo de beleza, amor, felicidade, renovação e esperança. É uma flor de origem asiática e a flor nacional do Japão, onde estão documentadas mais de 300 variedades de cerejeiras.
A flor icónica adorada pelo povo japonês há séculos tem atraído um número crescente de visitantes estrangeiros durante a temporada de floração, que normalmente começa em março, com o início da primavera.
A Organização Nacional de Turismo do Japão anunciou que em abril do ano passado que 3.081.600 turistas estrangeiros visitaram o país em março de 2024, um aumento de 69,5% em relação ao mesmo mês do ano anterior.