Cogumelos ou plantas que são elementos de uma banda e produzem música: parece um cenário de um qualquer programa de desenhos animados, mas não é. Num centro comunitário no norte de Inglaterra, dois músicos misturam faixas improvisadas enquanto os colegas de banda tocam bateria e teclados. Ao contrário do que se poderia imaginar, não são pessoas, mas sim cogumelos.
Os "Bionic and the Wires" contam com plantas e fungos para operar instrumentos eletrónicos usando a ciência, ou seja, recorrendo à biologia destes seres.
Desde 2023, Jon Ross e Andy Kidd têm ligado cogumelos e plantas a sensores que traduzem a sua linguagem elétrica em notas musicais. Tudo isto é possível através de braços biónicos artesanais ligados a instrumentos.
Banda quer mudar a perceção das pessoas sobre plantas e fungos
"Ligamos as plantas através de um equipamento que mede os sinais bioelétricos internos da planta, e isso é convertido numa linguagem musical chamada MIDI, que depois é traduzida em sinais motores, que é a forma como os braços robóticos se movem", disse Ross à agência Reuters.
A banda sediada em Manchester acredita que a sua forma criativa e original de fazer música irá mudar a perceção das pessoas sobre plantas e fungos.
"É uma forma muito boa de nos conectarmos com eles e uma experiência realmente emocional", garantiu Ross.