Olhares pelo Mundo

Objetos icónicos do cinema de Hollywood vão a leilão em dezembro

O leilão permite aos fãs possuirem pedaços da história do cinema, desde a Era Dourada aos clássicos de culto ao cinema contemporâneo.

Loading...

Quase 1.500 objetos usados em filmes e séries vão a leilão em Hollywood em dezembro. O destaque vai para joias usadas por Marilyn Monroe em filmes, peças raras que deverão ser muito disputadas.

A Julien’s Auctions e a Turner Classic Movies apresentaram esta quarta-feira, 19 de novembro, uma antevisão do leilão anual “Lendas de Hollywood”. Este leilão de fim de ano reúne quase 1.500 peças que cobrem cerca de dez décadas de história da cultura pop, desde o cinema mudo até às produções atuais.

Entre os objetos estão joias usadas por Marilyn Monroe, por Elizabeth Taylor, Marlene Dietrich, Vivien Leigh e Rita Hayworth, adereços de clássicos como “O Feiticeiro de Oz” e peças de produções mais recentes.

Catherine Williamson, diretora de memorabilia da Julien’s, explicou à Reuters que a iniciativa integra três leilões distintos.

O primeiro é dedicado a um único proprietário e reúne mais de 400 peças criadas pelo lendário joalheiro Joseff of Hollywood, responsável por acessórios usados pelas maiores estrelas do século XX.

O segundo, “Hollywood Clássica”, inclui objetos desde a Era Dourada até à década de 1970.

O terceiro, “Hollywood Contemporâneo”, apresenta objetos produzidos a partir dos anos 70.

O maior destaque é a “Coleção Joseff de Hollywood”, onde se incluem joias usadas por Elizabeth Taylor, Marlene Dietrich, Vivien Leigh, Rita Hayworth e Marilyn Monroe.

  • uma pulseira usada por Marilyn Monroe em “Os Homens Preferem as Loiras”
  • os brincos usados em “Como Conquistar um Milionário”.

Entre outros objetos de grande simbolismo para os fãs de cinema:

  • recordações de “O Feiticeiro de Oz”
  • uma claquete de “Jurassic Park”
  • luvas de boxe de “Rocky”
  • as camisas usadas por Heath Ledger e Jake Gyllenhaal na cena final de “O Segredo de Brokeback Mountain”.

Na secção contemporânea surgem ainda peças relacionadas com o realizador Terry Zwigoff, incluindo o cavalete de desenho muito usado pelo artista Robert Crumb.