Opinião

Festa em Downing Street na véspera do funeral do príncipe Filipe foi “falta de respeito para com a soberana”

A análise de Pedro Cordeiro, editor de Internacional do Expresso.

Festa em Downing Street na véspera do funeral do príncipe Filipe foi “falta de respeito para com a soberana”

A imprensa britânica revelou esta sexta-feira que Downing Street organizou duas festas na véspera do funeral do príncipe Filipe, contrariando as restrições que estavam em vigor para travar a covid-19. Em entrevista à SIC Notícias, o editor de Internacional do Expresso, Pedro Cordeiro, considera que estas revelações podem precipitar uma crise política no Reino Unido.

Começa por afirmar que, para além de uma quebra de autoridade moral, as festas que tiveram lugar na residência oficial do primeiro-ministro Boris Johnson são uma “falta de respeito” para com a própria soberana da Nação, que enfrentou, no dia seguinte, o funeral do seu marido sozinha.

Pensar que o Reino Unido assistiu a este funeral feito com todos os cuidados, em que a Rainha sofreu em silêncio sem filhos ou netos sentados ao seu lado é algo que choca o país“, afirma.

Pedro Cordeiro diz ainda que esta situação pode precipitar uma crise política no seio do partido de Boris Johnson, bastando que 15% do grupo parlamentar proponha a destituição para que esta tenha que ser votada.

Informa ainda que Boris Johnson tem, neste momento, menos popularidade do que alguma vez teve Theresa May, “que deve ter sido das governantes mais impopulares do Reino Unido”, conclui.