José Milhazes

Comentador SIC Notícias

Nuno Rogeiro

Comentador SIC Notícias

Guerra Rússia-Ucrânia

Civis e militares ucranianos em Azovstal: “Putin disse que dali não escapava uma mosca” 

A análise de Nuno Rogeiro e José Milhazes aos últimos desenvolvimentos da guerra na Ucrânia.

Civis e militares ucranianos em Azovstal: “Putin disse que dali não escapava uma mosca” 

Pelo menos 20 civis terão sido retirados este sábado da fábrica de Azovstal, em Mariupol, onde continuam retidas milhares de pessoas. José Milhazes acredita que a Rússia não vai deixar sair os militares, Nuno Rogeiro aponta que a única possibilidade será saírem desarmados.

“Continuo convencido de que a Rússia não vai deixar sair nenhum militar ucraniano de Azovstal, vai prendê-los e vai fazer deles prisioneiros de guerra”, afirma José Milhazes.

O comentador SIC lembra que “Putin disse que dali não escapava uma mosca”, mas mostra-se esperançoso sobre a libertação de civis.

“Tenho alguma esperança que grande parte dos que lá estão ainda possam sair vivos. Quanto aos militares, não tenho nenhuma dúvida, nenhum deles regressará brevemente à Ucrânia”, diz.

Nuno Rogeiro defende que a única possibilidade em relação à libertação dos militares ucranianos será se estes saírem desarmados. Questionado se isso significará renderem-se aos russos, explica que há uma diferença.

“Há diferença entre render e sair desarmados: entre se entregarem aos russos ou aos ucranianos, mas desarmados. Mas neste momento não podemos fazer apostas”, aponta.

O comentador SIC relembra que está é uma situação de “alta incerteza e delicadeza”.

Saiba mais