Esta nova estrutura, construída entre as localidades de Vila Verde da Raia (Portugal) e Feces de Abaixo (Espanha), liga as autoestradas A24 (Viseu/Chaves) e a A75 (fronteira/ Verín), onde depois se junta à A52 (Vigo/Madrid).
O ministro salientou o esforço feito pelo Governo português no combate à interioridade e a aposta na melhoria das ligações com o país vizinho.
"É uma ponte entre dois países que vai melhorar as relações entre as pessoas e as actividades económicas", sublinhou.
Para o ministro português esta via é "importante para a economia dos dois países e vai facilitar a circulação de mercadorias".
"Sem dúvida que as duas regiões vão encontrar aqui fatores adicionais de dinamismo, emprego e vão beneficiar desta infraestrutura comum", frisou.
Também José Blanco Lopéz considerou que esta ponte rodoviária "reforça o vínculo" entre os dois países e referiu que o Governo espanhol vai continuar a apostar em politicas que reforcem a união dos dois países, que até entraram juntos para a União Europeia.
"A união é o caminho indicado neste momento de dúvidas", salientou.
Segundo o ministro do Fomento, a fronteira entre Verín Chaves é a quarta com maiores índices de passagem de transportes de mercadorias.
A ponte representa um investimento conjunto de 2,3 milhões de euros, com uma comparticipação portuguesa de 838 815,34 Euros.
A responsabilidade pelo projeto de construção, lançamento do concurso, adjudicação, execução e direção da obra coube às autoridades espanholas, tal como ficou decidido na Cimeira Luso-Espanhola de Valência, em 2002.
Os espanhóis gastaram ainda 59,5 milhões de euros na construção da autoestrada A75, que passa a ligar a fronteira a Verín.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Com Lusa