País

Primeira quinzena de Outubro com temperaturas "muito acima do valor médio"

A primeira quinzena de Outubro registou temperaturas  médias do ar cinco graus acima do valor médio para época na maior parte  das estações meteorológicas, sendo ultrapassados os máximos históricos em  algumas delas, segundo o Instituto de Meteorologia (IM).   

Entre 1 e 15 de Outubro foram ultrapassados os extremos históricos da  temperatura máxima para este mês em Bragança (30.8C no dia 12), Lisboa  (33.9C no dia 13), Anadia (35.8C no dia 13), Carrazeda de Ansiães (29.9C  no dia 12) e Mirandela (33.9C no dia 5). 

Neste período, cerca de 80% das estações registaram pelo menos um dia  com temperatura máxima do ar igual ou superior a 30C e 35% das estações  registaram em todos os dias, durante os primeiros sete dias de Outubro,  valores de temperatura máxima do ar igual ou superior àquele valor.  

De acordo com a mesma fonte, a persistência do tempo quente originou  duas ondas de calor e levou a que não se tenha registado precipitação no  território do continente. 

Esta situação agravou a seca meteorológica no continente, que no final  da quinzena atingia todo o território, sendo que 1/3 já se encontra em situação  de seca severa e extrema. 

Prevê-se que a temperatura possa começar a descer na quarta-feira e  a partir de dia 23 existe uma forte probabilidade para a ocorrência de precipitação  no continente, também acompanhada de uma tendência para uma descida mais  acentuada nas temperaturas (máximas e mínimas). 

Com Lusa