País

Aviso amarelo para a Madeira e oito distritos devido ao vento forte e agitação marítima

Oito distritos do continente e a costa norte da Madeira estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de vento forte e agitação marítima, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera na sua página na Internet. Os ventos fortes na zona de Santa Cruz já inviabilizaram hoje a aterragem de três aviões no Aeroporto da Madeira .

(Reuters)
© Bruno Domingos / Reuters

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria,  Santarém e Lisboa e a costa norte do arquipélago da Madeira estão sob aviso amarelo entre as 12:00 de hoje e as 23:59 de sexta-feira devido à previsão  de vento forte com rajadas da ordem dos 70 km/hora. 

A costa norte da Madeira está também sob aviso amarelo entre as 00:00 e as 11:59 de sexta-feira, devido à agitação marítima com ondas que vão variar entre os 3,5 e os 4,5 metros. 

Relembra-se que o aviso amarelo significa "risco para determinadas atividades dependentes  da situação meteorológica". 

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, temporariamente muito nublado por nuvens altas nas regiões norte e centro, vento fraco,  soprando moderado de noroeste durante a tarde no litoral oeste, neblina ou nevoeiro matinal no litoral norte e centro e pequena subida da temperatura máxima. 

Para a Madeira e Açores, a previsão aponta para períodos de céu muito nublado e vento fraco a moderado. 

Quanto às temperaturas, em Lisboa e no Funchal prevê-se uma máxima de 23 graus Celsius, no Porto 19, Faro e Castelo Branco 26 e Ponta Delgada,  Angra do Heroísmo e Santa Cruz das Flores 16.

 Vento impediu três aterragens no Aeroporto da Madeira

Os ventos fortes na zona de Santa Cruz inviabilizaram hoje a aterragem de três aviões no Aeroporto da Madeira entre as 11:00 e  as 13:39 e os aparelhos divergiram para o Porto Santo, disse uma fonte aeroportuária à agência Lusa. 

Segundo a mesma fonte, "na altura da aterragem os ventos fortes não permitiram a operação", uma situação que afetou ligações provenientes de Lisboa, Munique e Gatwick. "Entretanto, as operações já decorrem dentro da normalidade e o voo da TAP já veio do Porto Santo, estando a decorrer o embarque", adiantou.

Quanto ao avião da Condor, de Munique, "ainda está naquela ilha, aguardando novas informações, e o da Easyjet, de Gatwick, foi cancelado e a partida  foi reprogramada para sexta-feira", acrescentou. 

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou a costa norte da  Madeira e oito distritos do continente sob aviso amarelo devido às previsões de vento forte e agitação marítima. 

Este aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, vigora entre as 12:00 de hoje e as 23:59 de sexta-feira devido à previsão de vento forte com rajadas da ordem dos 70 quilómetros/hora. 

Na costa norte da Madeira está também sob aviso amarelo entre as 00:00 e as 11:59 de sexta-feira, devido à agitação marítima com ondas que vão  variar entre os 3,5 e os 4,5 metros. 

Com Lusa