País

Colocados 1.344 professores no concurso nacional para ensino básico e educadores de infância 

A Direção Geral da Adminsitração Escolar anunciou  hoje a colocação de 1.344 profissionais no Concurso Nacional Interno e Externo  para as vagas disponíveis para educadores de infância e professores dos  ensinos básico e secundário, para 75.401 candidaturas. 

(Reuters/ Arquivo)
© Andrea Comas / Reuters

Foram disponibilizadas 618 vagas e encerradas 253 vagas negativas (lugares  indicados pelas escolas como a encerrar caso haja saída de professores daquele  grupo), refere uma informação do Ministério da Educação, acrescentando que  mudaram de escola 1.147 professores de quadros de agrupamento de escolas  e escolas não-agrupadas (QA/QE). 

Por outro lado, 188 docentes de Quadro de Zona Pedagógica (QZP) passaram  a QA/QE, seis professores em licença sem vencimento de longa duração obtiveram  vaga e três docentes até então não-pertencentes aos quadros do Ministério  da Educação e Ciência obtiveram igualmente vaga no quadro de escola ou quadro  de agrupamento de escolas. 

As listas definitivas do concurso nacional interno e externo já estão  disponíveis no site da Direção Geral da Administração Escolar. 

Quanto ao número de candidaturas válidas, o Ministério aponta 18.001  para QA/QE, 11.916 para QZP e 45.431 sem vínculo ao Ministério.  

Nos próximos cinco dias úteis, os professores deverão aceitar na plataforma  online o lugar no qual foram colocados, depois, na fase com início na próxima  semana, os docentes sem componente letiva e os docentes dos quadros de zona  pedagógica não colocados têm obrigatoriamente de candidatar-se à mobilidade  interna. 

Também os docentes que procurem mudar de escola nessa fase concorrem  à mobilidade interna e os resultados serão conhecidos no final de agosto.

Os candidatos externos (contratados) fazem a manifestação de preferências  para o concurso de contratação inicial no princípio de agosto.  

Este concurso nacional realiza-se de quatro em quatro anos com o objetivo  de preencher "lugares permanentes disponíveis nos QA/QE  por educadores  de infância e professores dos ensinos básico e secundário", refere o Ministério  da Educação. 

O concurso interno visa a mobilidade dos docentes de carreira que pretendam  transferência de agrupamento de escola ou de escola não agrupada, passagem  de Quadro de Zona Pedagógica a QA/QE ou transição de grupo de recrutamento.

O concurso externo destina-se ao recrutamento de candidatos não integrados  na carreira que pretendam aceder a vagas dos agrupamentos de escolas ou  escolas não agrupadas.  

Nos próximos cinco dias úteis, os professores deverão aceitar na plataforma  online o lugar no qual foram colocados.  

Lusa